10 de set. de 2008

Quantas assim você conhece?

Eu nao tinha nem nascido e eles já estavam cantando.
A banda nasceu em 1976, e estao fazendo show até hoje, 32 anos depois.

Fui no show deles no começo desse ano e os caras tocaram por quase três horas. O que nao é pouca coisa hoje em dia.

Claro que mesmo assim nao deu pra tocar todos os sucessos dos 13 albuns e mais de trinta singles. Muito menos agradar a todos os fas. Principalmente por que o que nao falta na trajetória dessa banda é incursao em diversos estilos diferentes. Mas mesmo assim além de tocar as mais conhecidas, eles tocaram alguns lados b bacanas.

Eu prefiro a primeiríssima fase da banda, post punk. Pra quem gosta recomendo a versao reeditada em 2004 do primeiro álbum, Three imaginary boys, que inclui um segundo álbum de raridades: versoes inéditas em ensaios caseiros, som sujo, nervoso e bom.

As gravaçoes do álbum lançado em 1979 sao o resultado de 3 noites de gravaçoes desse mesmo ano, que também foi marcado pelo lançamento de London Calling, do The Clash e o debut do Joy Division. O álbum de raridades inclui versoes de ensaios entre 1977 e 1979, e até aparece uma versao de Boys don't cry.

Na minha opiniao, esse álbum de raridades foi um golaço. Antes tarde do que nunca. Nao tem nada a ver com uma outra fase bem conhecida da banda, quando o visual gótico combinava com músicas melancólicas e acordes eternos. Na época Robert Smith tinha 20 aninhos. E dá pra perceber: na guitarra enérgica e raivosa, na voz excitada e vigorosa, na batida acelerada e em interpretaçoes cheias de sobérbia, como em I just need myself, e It's not you.

Pra ter uma idéia do que eu to falando:

Fire in Cairo - 1981


Fire in Cairo - 2008

Um comentário:

Tomás Oliveira disse...

assim não vale!!! o seu é mais mio que o meu...
isso sem falar na foto do teu perfil.. é mais bunita que a minha...
snif..

parabéns...
eu te amo.